O medo de dentista é real, palpável e um problema, o medo da dor evita que o paciente busque o tratamento odontológico. Com o avanço das técnicas utilizadas na odontologia nos últimos anos, em todas especialidades, o tratamento odontológico pode ser realizado com grande habilidade e menos trauma. Atualmente, dentistas tem a sua disposição uma diversidade de técnicas que são seguras e efetivas para o controle dos medos e das ansiedades dos pacientes.
Como a dor e a ansiedade podem ser tratadas com sucesso e de forma segura no consultório odontológico?
A dor advinda do tratamento odontológico é controlada efetivamente através da administração de anestésicos locais no início do tratamento, porém a administração de um anestésico local é considerado um procedimento traumático pela maioria dos pacientes, devido a possibilidade da dor da “injeção”.
Sendo assim a melhor técnica para evitar a ansiedade é distraí-los, para que a atenção do paciente não esteja voltada ao procedimento que está sendo feito. Isso pode ser realizado através de técnicas não farmacológicas, como música, vídeo, óculos, cobertores quentes, ou por meio da administração de fármacos, como a utilização da sedação com óxido nitroso, que induzem um estado de consciência na qual a pessoa fica mais relaxada e despreocupada, podendo ser empregada com segurança em todos os procedimentos e especialidades odontológicas.
Se você é um paciente e tem medo de procedimentos odontológicos converse com o seu dentista, assim ele poderá acalmá-lo e aplicar técnicas para que você fique calmo e cuide da sua saúde bucal sem estresse.